Voluntários

Link para Inscrições:

Em Lisboa no Parque da Belavista, a 8 de dezembro de 2019 concentram-se as atenções dos amantes do atletismo europeu. Mais uma vez em Portugal, depois de Oeiras 1997, e Albufeira 2010 realizam-se uns campeonatos europeus de corta-mato, nesta edição denominada SPAR European Cross Country Championships Lisboa 2019.
Esta competição reunirá em Lisboa, os melhores atletas europeus da especialidade. Será uma oportunidade única para se contactar com atletas, treinadores, dirigentes, jornalistas e adeptos europeus que estarão presentes nesta grande competição da Associação Europeia de Atletismo.

Será uma oportunidade única e excitante, participar como voluntário neste grande evento internacional. A possibilidade de estabelecer contactos e amizades com diferentes cidadãos de inúmeros países europeus aliada à participação ao vivo, por dentro de um evento desta envergadura e mediatismo deixará para sempre, recordações riquíssimas naqueles que participam na sua organização.

O voluntário é um elemento fundamental de uma organização desportiva.
De facto, é ao voluntário que cabe receber, orientar e apoiar os diferentes atores de um grande evento desportivo. A impressão transmitida aos participantes (atletas, público, oficiais, media) pela acção eficaz do voluntário é garantia de qualidade e satisfação para todos. É também o embaixador do nosso país para aqueles que recebemos. O voluntário para esta iniciativa deve, à semelhança de outros voluntários, estar disponível para uma colaboração desinteressada com a organização adiante designado por LOC (Comité de Organização Local).
Deve ser uma pessoa disponível, em algumas áreas que domine fluentemente línguas estrangeiras (principalmente ao nível da conversação), com alguns conhecimentos e motivação específicos (conforme a área) que rentabilizem a sua função, preferencialmente praticante desportivo e se possível do Atletismo. Ser educado, assertivo, proactivo e não conflituoso será importante. Por último e mais importante, que tenha disponibilidade total para colaborar nos dias e períodos solicitados.

Perguntas frequentes FAQ (Frequently Asked Questions)

O processo de inscrição para voluntário do SPAR European Cross Country Championships Lisboa 2019 é efetuado on-line através do site do evento https://lisboa2019.pt/ preenchendo o formulário próprio para o efeito, preenchendo corretamente todos os campos solicitados e enviando uma foto atual. Para os voluntários menores de 18 anos é necessário, na primeira reunião de voluntários, entregar o original da autorização do encarregado de educação autorizando a participar neste evento.

Em regra, a idade mínima para participar neste evento como voluntário será 16 anos feitos até 1 de Outubro de 2019.
O mais importante: sentido de dever, entusiasmo, disponibilidade de tempo e vontade de ser voluntário. Consoante a área de intervenção os conhecimentos específicos e competências são diversificados (conhecimentos de informática e ter carta de condução são por exemplo, competências específicas para alguns sectores). No geral é importante ter uma razoável competência na língua inglesa ao nível da conversação, conhecimentos adequados sobre o nosso país e Lisboa.
Sim. Uma primeira formação que é simultaneamente um primeiro momento de seleção, e os voluntários de algumas áreas específicas terão mais momentos de formação específica. Ao longo da sua acção terão supervisores por sector que “in Job” colaboram no processo de acção e formação.
A organização, mediante as competências, disponibilidades, caraterísticas e motivações dos candidatos, selecionará para diferentes áreas de acção, podendo ao longo dos dias atuar em diferentes áreas. As áreas gerais são: secretariado, centro de informação técnica, informática, alojamentos e transportes, welcome-desk, acompanhamento de equipas e VIPs, protocolo, logística, apoio à competição, segurança e controlo de acessos, serviços médicos, aeroporto, media, apoio a público e marketing.
Todos os voluntários terão um primeiro contacto da organização até 31 de Agosto de 2019.
Consoante a disponibilidade dos voluntários, a organização recorrerá a eles nas diferentes funções, de segunda-feira (2 de dezembro de 2019) a segunda-feira (9 de dezembro de 2019). Poderão ser aceites voluntários para um mínimo de 2/3 dias de intervenção. Como é natural será dada prioridade na seleção aos voluntários com disponibilidade total e em maior número de dias.
Existem 3 turnos para os voluntários: das 8h00 às 14h00, das 13h00 às 19h00 e das 18h00 às 23h00. Estes horários poderão ser alterados, mas os voluntários não terão mais de 6 horas de atividade. A exceção acontece no dia da competição 8 de dezembro em que o horário poderá ser prolongado. Em algumas áreas específicas, poderá ser necessário prolongar o horário (por exemplo Controlo do Doping).
Não. Para aqueles que não residem perto, aconselhamos que através de amigos consigam encontrar alojamento perto do local de competição, durante os dias de acção do voluntário. Também não são fornecidas refeições. A organização atribuirá uma verba diária para apoio às despesas efetuadas pelos voluntários (em refeições e transportes). Esta verba no valor diário de 20 € será atribuída posteriormente através de transferência bancária pelo que é importante preencher corretamente o IBAN solicitado no formulário (25 dígitos). Os voluntários terão também um seguro de acidentes pessoais idêntico ao dos outros elementos da organização.
Nalgumas situações e em momentos específicos existirá transporte da organização entre os hotéis da organização (Team Hotel e VIP Hotel) e o local da competição. Quando em funcionamento, os transportes da organização, dos hotéis das equipas para o local de competição e vice-versa, poderão ser utilizados pelos voluntários.
O LOC não garante que as entidades patronais e escolares concedam dispensa a quem deseja ser voluntário, podendo no entanto contactar as mesmas a pedido dos interessados, no sentido de agirem da forma mais adequada possível, sem substituição de ordenado, perda de dias, etc.
Sim. O LOC entrega para uso do voluntário um kit de equipamento (fardamento da organização) para utilizar durante o evento. Após a realização do evento, em situação normal, esse kit passa a ser propriedade do voluntário. Será também entregue um certificado de participação como voluntário.